Vita Hospital

Esqueci minha senha
Quero me cadastrar
E-mail: Senha:
Faça sua inscrição gratuita pelos telefones

(41)3883.8465 ou (41)3883.8414

Local do Evento:
Hospital VITA Batel
Rua Alf. Ângelo Sampaio, 1896

Realização
Hospital VIta
Apoio
PsicoSaude Frischmann
Profisio Medirest
Favi

Notícias

07.12.2011

Doença que atinge mais de 15% da população mundial é tema de encontro

Depressão será assunto de circuito mensal de palestras gratuitas, promovido pelo Hospital VITA Batel

Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no último mês, revela que entre 15% e 20% da população de todo o mundo é afetada pela depressão. Ainda de acordo com dados da OMS, em pouco mais de dez anos, a doença será a segunda mais comum no mundo e deverá atingir a primeira posição em 2030. Segundo a organização, a depressão poderá ser a maior responsável por mortes prematuras e anos produtivos perdidos, devido ao potencial incapacitante.

Por isso, pensando na qualidade de vida da população, o Hospital VITA Batel vai abordar o tema em palestra voltada ao público com mais de 60 anos. No seminário, que faz parte do programa Viver Mais VITA - Melhor Idade, serão abordados os sintomas da doença em idosos, prevenção e tratamento. O evento será ministrado por Ana Paula Simões, psicóloga da Psicosaúde que atende os Hospitais VITA. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas.

Segundo a psicóloga, dentre os sintomas apresentados pela depressão estão baixa auto-estima, apatia, desinteresse e perda de prazer, sintomas esses que causam prejuízo ao indivíduo em todas as esferas. Fadiga, instabilidade emocional, dores no corpo, insônia, mudanças no apetite, dificuldade de concentração, irritabilidade, medos irracionais e sentimentos de culpa ou fracasso são outros sintomas, de acordo com a especialista.

Ana Paula explica também que a forma com que a doença influi na vida de cada um é variável. “Da mesma forma, como cada um de nós reage diferente aos sentimentos, cada um terá uma maneira pessoal de manifestar sua depressão, porém os sintomas da doença em sua maioria limitam o potencial do indivíduo na questão ‘ser no mundo’”, diz.

Por que surge - Os motivos do aparecimento da depressão também são diversos. Pode estar relacionado a uma situação traumática vivenciada (depressão reativa), a alguma condição orgânica do corpo (depressão secundária) ou à personalidade, quando o quadro não muda ao longo do tempo (depressão endógena). “Acredita-se que a genética, a alimentação, estresse, estilo de vida, drogas, fisiologia do cérebro, perdas e outros fatores estão relacionados com o surgimento da doença”, afirma.

Tratamento - Para a psicóloga, o tratamento deve ser globalizado, ou seja, deve levar em consideração questões biológicas, sociais e psicológicas. “Portanto, a terapia deve abranger todos esses pontos e utilizar a psicoterapia, mudanças no estilo de vida e a terapia farmacológica”, destaca. Segundo Ana Paula, medicamentos antidepressivos, associados ao tratamento, servem para restaurar níveis de substâncias produzidas pelo corpo, como serotonina, por exemplo. De acordo com a psicóloga, é necessário que se desfaça o mito de que antidepressivos viciam ou são para “pessoas muito doentes”, a medicação antidepressiva é tão necessária ao cérebro quanto o anti-hipertensivo é essencial para o coração. “É importante compreender que Psicoterapia deve ser procurada para se manter a mente em dia e não somente quando adoecemos", destaca.

Durante o encontro, haverá também atividades físicas e culturais. Além disso, serão oferecidos exames gratuitos aos 30 primeiros inscritos, pelo Laboratório Frischmann Aisengart. O evento faz parte do Viver Mais VITA – Melhor Idade, programa do hospital criado há dois anos, com o objetivo levar informação ao público com mais de 60 anos, por meio de palestras. Só este ano, já foram realizados 11 seminários.

Mais informações
Depressão - Os principais sintomas incluem baixa auto-estima, apatia, desinteresse e perda de prazer. Já entre as causas, estão fatores relacionados à genética, alimentação, estresse, estilo de vida, drogas, fisiologia do cérebro, entre outros.


Dados brasileiros - No Brasil, a doença atinge 4,1% das 59,9 milhões de pessoas que se declaram portadora de alguma doença crônica, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2008. Isso significa que a depressão é a quinta doença que mais ocorre no País.

Terceira idade - São quase 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos no Brasil, o que totaliza 7,3% dos habitantes no país. Até 2025, o Brasil aumentará 16 vezes o número de idosos em relação a 1950, de acordo com a OMS. Em 2008, o número de pessoas com 65 anos ou mais atingiu 506 milhões de pessoas no mundo, segundo o Departamento do Censo dos EUA. O número deve chegar a 1,3 bilhão de pessoas ou 14% da população global até 2040, segundo a organização.

Serviço
Programa "Viver Mais VITA - Melhor Idade"
Palestra "Depressão”
Quando: sábado, 10 de dezembro, a partir das 8h30
Onde: Hospital VITA Batel, Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 - Batel - Curitiba - PR
Entrada gratuita (vagas limitadas)
Informações e inscrições: (41) 3883.8414 ou 3883.8465

<< voltar

2010. Grupo VITA
Todos os direitos reservados