Vita Hospital

Esqueci minha senha
Quero me cadastrar
E-mail: Senha:
Faça sua inscrição gratuita pelos telefones

(41)3883.8465 ou (41)3883.8414

Local do Evento:
Hospital VITA Batel
Rua Alf. Ângelo Sampaio, 1896

Realização
Hospital VIta
Apoio
PsicoSaude Frischmann
Profisio Medirest
Favi

Notícias

21.08.2012

Doenças digestivas são mais frequentes na terceira idade

A afirmação é do gerente médico do Hospital VITA Batel, Rodrigo Fontan. O cirurgião do aparelho digestivo é palestrante de encontro com entrada franca, neste sábado (25)

Embora comuns em todas as faixas etárias, doenças digestivas ocorrem com uma frequência maior entre a população idosa. Além disso, podem trazer complicações graves e levar pacientes à morte, se não tratadas de forma adequada. Isso é o que aponta o cirurgião do aparelho digestivo e gerente médico do Hospital VITA Batel, Rodrigo Fontan. O médico alerta a população para os cuidados com as doenças em uma palestra com entrada gratuita, voltada à terceira idade: o Viver Mais VITA. O encontro será neste sábado, a partir das 8h30, no VITA Batel.

“Podemos entender por doenças digestivas as patologias do trato digestivo alto , que compreendem o esôfago, estômago e duodeno, e do trato digestivo baixo que compreendem as doenças intestinais e orificiais, além das patologias do trato biliar”, esclarece o especialista. Fontan cita a azia como um dos sintomas de uma doença bem comum – a hérnia de hiato, alteração que faz com que haja refluxo de ácido do estômago para o esôfago. O tratamento, de acordo com ele, varia. “A doença pode facilmente ser tratada com medicações e dietas, mas muitas vezes requerem cirurgia”, completa.

O médico vai abordar, ainda, doenças como a gastrite, a úlcera, a “pedra na vesícula” ou colelitíase, a constipação intestinal, as apendicites, diverticulites, hemorróidas e também os diversos tumores. Enquanto algumas delas requerem cirurgia, outras podem ser tratadas com medicamentos e curadas de forma parcial ou completa, a depender da patologia e da precocidade do diagnóstico. “É sempre importante ressaltar a importância dos check-ups anuais e consultas rotineiras com seus médicos para detectar estas doenças no estado mais precoce possível para um adequado tratamento”, acrescenta Fontan.

Sobre a palestra – Mensais, os seminários promovidos pelo VITA Batel tem como objetivo levar informação e qualidade de vida à terceira idade. Além da palestra, os participantes têm a chance de confraternizar em um café da manhã e atividade físicas e culturais. Outro atrativo são os exames oferecidos gratuitamente aos 30 primeiros inscritos pelo Laboratório Frischmann Aisengart. Para se inscrever ou tirar dúvidas, basta acessar o site do programa (www.vivermaisvita.com.br) ou ligar para os telefones (41) 3883.8414 e 3883.8465.

Outras doenças comuns

Além da hérnia de hiato, que tem como sintoma principal a azia, outras doenças digestivas interferem no bem-estar dos idosos e da população como um todo.
Gastrite – A inflamação do estômago é percebida quando o paciente sente dores no meio da porção superior do abdome, que podem vir em “forma” de queimação ou pontada, associada ou não a náuseas, vômitos e inchaço após as alimentações. Ambas as gastrites – tanto a aguda, quanto a crônica – podem ser tratadas com medicações específicas, embora alguns casos possam requerer cirurgia. A aguda, caracterizada pelo início súbito, pode ser causada por ingestão excessiva de comidas ou bebidas alcoólicas. A crônica, embora incomode menos, é diária e quase ininterrupta.
Úlcera – Estágio mais grave da gastrite, pode afetar o estômago e o duodeno. Pessoas com a doença sentem dor no meio do abdome, principalmente após as refeições. Embora também possa ser tratada com medicações, exige um cuidado maior, já que pode levar à hemorragia ou perfuração. Assim com a gastrite, pode ser diagnosticada por meio de endoscopia.
Colelitíase ou “pedra na vesícula” – Quem sofre com a doença, queixa-se de dor no lado direito alto do abdome, que é geralmente associada a náuseas e vômitos. A doença, diagnosticada por meio de ecografia de abdome, é sempre tratada com cirurgia, para não que não progrida para problemas mais graves como a inflamação aguda da vesícula ou pancreatite.

Serviço
Programa “Viver Mais VITA – Melhor Idade”
Palestra “Doenças do Aparelho Digestivo”
Data: sábado, 25 de agosto, a partir das 8h30
Local: Hospital VITA Batel, Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 – Batel – Curitiba – PR
Entrada Gratuita (vagas limitadas)
Mais informações e inscrições: (41) 3883.8414 ou 3883.8465

<< voltar

2010. Grupo VITA
Todos os direitos reservados