Vita Hospital

Esqueci minha senha
Quero me cadastrar
E-mail: Senha:
Faça sua inscrição gratuita pelos telefones

(41)3883.8465 ou (41)3883.8414

Local do Evento:
Hospital VITA Batel
Rua Alf. Ângelo Sampaio, 1896

Realização
Hospital VIta
Apoio
PsicoSaude Frischmann
Profisio Medirest
Favi

Notícias

26.11.2012

Estudo aponta que refluxo atinge 45% da população ocidental, mensalmente

Exames que duram até 24 horas ajudam a diagnosticar distúrbios relacionados ao problema e prevenir complicações antes e depois de procedimentos cirúrgicos

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é um dos problemas que mais levam pacientes a consultórios médicos. Cerca de 45% da população ocidental apresenta queixa de pelo menos um episódio de refluxo por mês, segundo dados da National Digestive Diseases Information Clearinghouse (EUA). A patologia atinge cerca de 20% dos norte-americanos, estimativa também similar à da Europa e Brasil. Para diagnosticar e tratar a DRGE, apenas a endoscopia não basta, já existem exames muito mais completos, que mensuram até o nível de acidez do refluxo.

A DRGE acontece quando o conteúdo do estômago extravasa de volta para o esôfago, podendo atingir até a laringe. Os sintomas mais comuns são azia persistente, queimação e dor no tórax. A longo prazo, é possível o surgimento de complicações sérias, como sangramentos, úlceras e até o aparecimento de câncer. Problemas como asma, rouquidão, irritação na garganta, tosse crônica e fibrose pulmonar também estão muitas vezes relacionados ao refluxo gastroesofágico. A hérnia de hiato, que ocorre quando a parte alta do estômago está acima do diafragma, pode contribuir para a DRGE.

Metade dos pacientes com doença do refluxo gastroesofágico apresenta exame endoscópico normal. Entretanto, existem outros procedimentos que permitem uma investigação mais detalhada e precisa. No Laboratório de Motilidade e Fisiologia Digestiva do Hospital VITA Batel, que começou a funcionar recentemente, são realizados exames como manometria esofágica, phmetria esofágica de 24 horas e impedanciophmetria esofágica de 24 horas, que possibilitam, por exemplo, diagnosticar e quantificar o refluxo, medindo a acidez. Com uma avaliação mais completa em mãos, os médicos têm a chance de propor um tratamento mais eficaz.

Segundo o cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista, Márcio Domingos Batista, pós-graduado em Doenças Funcionais e Manometria do Aparelho Digestivo pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SP), que atende no laboratório do VITA Batel, esses exames também são importantes para evitar problemas antes e depois de cirurgias. "Atualmente, é recomendado a todo paciente que será submetido a uma cirurgia de hérnia hiatal tenha uma avaliação pela manometria esofágica antes da cirurgia, a fim de prevenir complicações, como disfagia (dificuldade de deglutição) no pós-operatório", explica.


Impendanciophmetria - O Hospital VITA Batel é o único no sul do País equipado com um aparelho para a realização da impedanciophmetria esofágica de 24 horas. Segundo o médico Namen Salomão, cirurgião do aparelho digestivo e gastroenterologista, mestre e doutor pela Universidade Federal do Paraná em estudos de motilidade digestiva, que também atua no laboratório do VITA Batel, o exame, assim como a phmetria, é usado para quantificar o refluxo. Porém, o procedimento detecta, além da acidez, qualquer substância sólida, líquida ou gasosa que suba do estômago em direção ao esôfago. Antes da impedanciometria, não é necessário cessar o uso de qualquer medicação para o estômago, como acontece com a phmetria. "Seria como comparar um raio X do pulmão e uma tomografia do pulmão, a qualidade e a quantidade de informações são maiores", exemplifica.

Tanto na realização da phmetria quanto da impendaciophmetria, um fino cateter é passado pela narina do paciente, para medir a distância e o funcionamento do esfíncter inferior do esôfago. Outro cateter é ligado a um gravador que registra a ocorrência de refluxo. O paciente fica com o aparelho por 24 horas, mas mantém suas atividades normais. O Laboratório de Motilidade e Fisiologia Digestiva do Hospital VITA Batel também oferece exames de manometria anorretal e testes respiratórios de hidrogênio para diagnóstico de doenças funcionais, como a intolerância à lactose.

<< voltar

2010. Grupo VITA
Todos os direitos reservados