Vita Hospital

Esqueci minha senha
Quero me cadastrar
E-mail: Senha:
Faça sua inscrição gratuita pelos telefones

(41)3883.8465 ou (41)3883.8414

Local do Evento:
Hospital VITA Batel
Rua Alf. Ângelo Sampaio, 1896

Realização
Hospital VIta
Apoio
PsicoSaude Frischmann
Profisio Medirest
Favi

Notícias

18.02.2013

Hospital VITA Batel conquista acreditação canadense

Certificação internacional reconhece a qualidade e a segurança dos serviços de saúde prestados pela instituição a seus pacientes

O Hospital VITA Batel comemora mais uma conquista: o selo de Acreditação Canadense do Canadian Council on Health Services Accreditation (CCHSA - Conselho Canadense de Acreditação em Serviços de Saúde). A instituição é a segunda do Sul do Brasil a ser acreditada - a primeira foi o Hospital VITA Curitiba, também do Grupo VITA. A certificação internacional reconhece a qualidade e a segurança dos serviços de saúde prestados pela instituição a seus pacientes.

De acordo com Neidamar Fugaça, superintendente do VITA Batel, a metodologia canadense exige que a instituição siga padrões de qualidade e segurança assistencial de nível internacional. "Esses critérios abrangem toda a linha de cuidado prestado ao paciente, as áreas de apoio e a integração de todas as equipes, incluindo médicos, colaboradores e terceiros, em prol de ações, programas e processos que garantam um tratamento de qualidade e com máxima segurança assistencial", explica.

Iniciado em novembro de 2011, o processo de acreditação envolveu o hospital como um todo e desencadeou iniciativas em diferentes setores, incluindo formação de times de trabalhos, reuniões internas, seminários, ações de endomarketing, capacitação e treinamento de equipes, bem como auditorias internas. "Um projeto desse porte é bastante desafiador", revela Neidamar.

O trabalho foi de sensibilização. Segundo a superintendente, durante o processo, todas as equipes envolvidas na ação entenderam que ter uma certificação internacional da importância da acreditação canadense é ter um "Hospital Expoente" em qualidade e segurança assistencial. "E, assim, todos ganham: pacientes, familiares, médicos, colaboradores, terceiros, fornecedores e planos de saúde."

Diferente - Reconhecimento é sinônimo de honra e responsabilidade. Conforme conta a superintendente do VITA Batel, menos de 3% dos hospitais no Brasil ostentam algum tipo de certificação em qualidade nacional ou internacional. Se analisarmos somente as acreditações internacionais, seriam 45 instituições em um universo de, aproximadamente, 7,5 mil hospitais no Brasil.

"Isso, de fato, denota que um hospital acreditado deve ser diferente, e o paciente, o centro de nossa atenção", diz.

Avaliação - O CCHSA avalia os processos de qualidade dentro das instituições que já possuem nível de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A visita dos auditores aconteceu no mês de dezembro passado, entre os dias 10 e 12. Após três dias de avaliação, a auditora canadense e os auditores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) auditaram os serviços prestados pelo Hospital segundo princípios de excelência alinhados à segurança do paciente. Os avaliadores visitam todas as áreas e realizam análises e entrevistas com as equipes para evidenciar a implantação e seguimento dos critérios e padrões.

<< voltar

2010. Grupo VITA
Todos os direitos reservados